Soa a Grândola
Ouvir
Soa a Grândola
29 de março de 1974
Mais de 5000 pessoas enchem o Coliseu dos Recreios
Entrevistados
Carlos Alberto Moniz
Músico
Em 1974 tinha 26 anos e participou no I Encontro da Canção Portuguesa que esgotou o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, menos de um mês antes da Revolução.
É compositor, intérprete e maestro, tendo editado dezenas de álbuns ao longo da sua carreira como músico. Foi membro de grupos musicais como o SARL ou Outubro. Tocou e cantou com vários artistas como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira ou Carlos Paredes. Celebrizou-se ainda como autor e intérprete de músicas para crianças.
Fernando Tordo
Compositor e intérprete
Em 1973, Fernando Tordo tinha 25 anos e foi o vencedor da edição desse ano do Festival da Canção com a "Tourada", tema da sua autoria com letra de José Carlos Ary dos Santos.
Na sua vasta carreira como compositor e intérprete, destacam-se vários temas que fazem parte da história da música portuguesa, tais como "Estrela da Tarde", "Lisboa Menina e Moça", "Cavalo à Solta" ou "Adeus tristeza".
Manuel Tomaz
Realizador
Em 1974 era um dos autores do programa de rádio "Limite", emitido pela Rádio Renascença, durante o qual foi emitida a canção "Grândola", uma das senhas da revolução que serviu de aviso para os militares que preparavam o golpe de Estado em vários pontos do país partirem dos quartéis rumo a Lisboa. Menos de um mês antes, tinha gravado ao vivo o espetáculo do I Encontro da Canção Portuguesa no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Foi realizador de rádio e televisão (Emissora Nacional, Rádio Renascença, Rádio Club Português, RTP, SIC), e ainda professor na Universidade Nova de Lisboa.