Golpe falhado
Ouvir
Golpe falhado
16 de março de 1974
200 militares saem do quartel das Caldas da Rainha em direção a Lisboa
11 oficiais
Presos na Trafaria até ao 25 de Abril de 1974
Entrevistados
Fernando Rosas
Professor e investigador
Em 1973, pertencia aoMovimento Reorganizativo do Partido do Proletariado) e, na clandestinidade, morava numa casa de apoio na grande Lisboa.
Depois de dinamizar uma campanha de denúncia pública do assassinato de Amílcar Cabral pela PIDE, escapa de uma tentativa de detenção.
É atualmente professor catedrático jubilado do departamento de História da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
João Céu e Silva
Jornalista e escritor
Em 1974, João Céu e Silva tinha 13 anos e estudava no Externato de Alvalade.
Licenciado em História, foi jornalista e colaborador no Diário de Notícias durante mais de três décadas. Tem vários livros publicados: biografias, obras e história contemporânea e ficção.
Maria Inácia Rezola
Investigadora e comissária das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril
Em 1973, tinha 6 anos e estava começar a escola primária.
É doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e é nessa área que tem desenvolvido investigação. É docente na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e é comissária executiva da estrutura de missão do 50.º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974.
Vasco Lourenço
Capitão de Abril
Em 1973, com 31 anos, era capitão de infantaria no Batalhão de Reconhecimento de Transmissões, na Trafaria. É um dos impulsionadores do movimento do capitães e, mais tarde, do Movimento das Forças Armadas (MFA).
Passou à reserva militar no posto de tenente-coronel em 1988 e é fundador e presidente da diração da Associação 25 de Abril.